domingo, 13 de junho de 2010

Prova...



Jogos/brincadeiras cooperativas


Escolhi esta pintura do Pieter Bruegel, porque monsta vários tipos de briancadeiras que hoje em dia não se vêem mas....
O jogo"é uma atividade ou ocupação voluntária,exércida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço,segundo regras livremente consentidas,mas absolutamente obrigatórias; dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma conscência de ser diferente da vida cotiana." (Huizinga, John-2007 pg. 33) .Os jogos devem procurar associar prazer, alegria, espontaneidade, sociabilização e o não - constrangimento. Buscamos estabelecer algumas relações entre jogo, corpo e luta.
Podemos observar que hoje em dia as crianças não tem a liberdade para recreação e lazer, não sei se por falta de tempo dos País, ou por falta de motivação dos mesmos que são muitas das vezes incapaz de ensinar uma simples brincadeira aos seus filhos.
Me faz refletir, eu como uma futura Profissional de Educão Fisíca, fazer com que as crianças e adolescentes se interessem pela ed.fisica de uma maneira lúdica e tenha uma visão diferentes do esporte, como cooperação sem exclusões.
O mundo hoje trás uma grande variedade de brinquedos tecnológicos que privam o conhecimento de certas brincadeiras, fechando assim a porta da creatividade. Não diminuindo a importância da tecnológia , mas inibe a grande capacidade criadora e desenvolvimentista de uma criança.
Para (Feijó(1998), lúdico passou a ser reconhecido como um traço essencial do comportamento humano. Desse modo, a definição do lúdico deixou de sero simples sinônimo do jogo. As Implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo.
Piaget (1987) escreve a respeito do papel dos jogos na infância para a formação do adulto.
"O jogo constitui o pólo extremo da assimilação da realidade no ego,tendo relação com a imagimação critica que será fonte de todo o pensamento e racionio posterior."

Nenhum comentário:

Postar um comentário